quarta-feira, 30 de maio de 2012

Confirmação de matrículas

Vão até amanhã (31/05) as matrícluas para o novo Espaço de Desenvolvimento Infantil (E.D.I) localizado na rua São Benedito, loteamento Madeã.

As pré-matrículas foram feitas nos dias 15 a 17 de maio e desde do dia 29 de maio estão acontecendo as confirmações das matrículas.

Não perca essa oportunidade!

Venha conferir a listagem em nossa escola e traga o cartão que foi dado na pré-matrícula.
Da esquerda para direita: Maria José (Assessoria), Iracema Salazar (Diretora do EDI) e Flávia Cristina (Assessoria)
Da esquerda para direita: Maria José (Assessoria), Iracema Salazar (Diretora do EDI) e Flávia Cristina (Assessoria)



terça-feira, 29 de maio de 2012

Comunidade na escola

Na semana do dia 07 ao dia 11 de maio aconteceu a semana das mães em nossa escola. Com aulas de incentivo a uma vida saudável com os professores de Educação Física, ao hábito de leitura com o professor de Sala de Leitura e a aprendizagem da customização de camisas com os professores de Artes, a Escola Municipal Tenente fez uma semana diferente para as responsáveis.

Entre todas as oficinas a que te teve um maior destaque foi a de Customização de camisas ministradas pelos professores de Artes.



    Com materiais reciclados como revistas, pedaços de esponjas e pedaços de tecidos.

As responsáveis aprenderam a fazer moldes e técnicas de customização de camisas, panos de pratos e até bolsas.

Muitas delas saíram da oficina animadas com a possibilidade de aumentarem a renda da família com essa técnica.



Para fechar com chave de ouro, na sexta-feira, dia 11 de maio, toda a escola fez uma linda homenagem para as mamães cantando as músicas Talking to the moon do cantor Bruno Mars e Exemplo de mulher da cantora Eyshila. Muitas mãezinhas não aguentaram a emoção de ver seus pequenos cantando!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Muito obrigada!

A partir de 2009, muitas escolas públicas municipais entraram nas redes sociais para divulgarem seus trabalhos e eventos. A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro também fez a sua parte e implantou o portal Rioeduca.
O Rioeduca é um portal da Secretaria Municipal de Educação que é feito por e para professores, diretores, coordenadores, familiares e todos aqueles que acreditam no salto de qualidade da educação pública do Rio e tem como um dos objetivos mostrar com detalhes tudo que acontece dentro de cada escola, creche e EDIs (Espaço de Desenvolvimento Infantil).

Na última segunda-feira, no portal Rioeduca, tivemos o apoio do professor Sinvaldo Souza. Representante do portal Rioeduca na 10ªCRE, Sinvaldo, publicou sobre nosso espaço digital e a ajuda que o mesmo dá na solidificação da cultura da informática no âmbito escolar: A Escola Tenente Renato César inserida nas redes sociais. Inclusive no twitter!

É com satisfação que a família da E.M. Tenente agradece ao professor Sinvaldo Souza pelo apoio a esse espaço de divulgação que aos poucos está sendo construído!

sábado, 26 de maio de 2012

Concurso Rio Educa Vias sustentáveis

Já estão abertas as inscrições para o concurso Rio Educa Vias sustentáveis! Integrando as ações sobre sustentabilidade que vão acontecer na Conferência Rio +20, a Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais com o apoio do Instituto Socioambiental Invepar lançou o Concurso Rio Educa por Vias sustentáveis.

O concurso visa premiar escolas da rede municipal do Rio de Janeiro pelo desenvolvimento de projetos dentro da área de sustentabilidade. Serão três premiações em dinheiro para as escolas que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares, com prêmios de 7 mil, 5 mil e 3 mil respectivamente.

O prazo de inscrição é até dia 30 de maio.O que está esperando? Inscreva sua escola e participe! Maiores informações no regulamento na página oficinal do Rio Educa: http://www.rioeduca.net/programasAcoes.php?id=51

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Fique por dentro! Matrículas na E.M. Tenente!

Começou ontem (15 de maio) e vai até amanhã (17 de maio), na Escola Tenente, as matrículas para o EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) que está sendo construído, na rua São Benedito loteamento Madeã em Santa Cruz.


O público atendido será de crianças de 6 meses de idade completos a 3 anos e 11 meses com data base 31 de março.

Para quem estiver interessado, o horário de matrícula vai de 8 horas até 16:30 horas. 
Não perca essa oportunidade! 
A primeira infância também é importante!

domingo, 6 de maio de 2012

Fique por dentro: Semana das mães

Nesta semana acontecerá a Semana das mães na Escola Tenente. Veja a programação e venha participar!

Segunda-feira (07 de maio)
Aula de ginástica com os professores de educação-física

Terça-feira (08 de maio)
Uma aventura na leitura – com o professor da sala de leitura

Quarta-feira (09 de maio)
Conselho de classe – Não haverá aula

Quinta-feira (10 de maio)
Fazendo arte com os professores de artes

Sexta-feira (11 de maio)
Grande homenagem feita pelos alunos para as mães.

Não deixe de participar!

terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de maio - Dia do trabalhador

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas,manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 


A História do Dia do trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.


Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

O que não podemos deixar de lembrar nesse dia e em todos os dias do ano é a importância que tem todas as profissões!